Os Segredos de Josué e Calebe - Esforço

Fabio Farias

Os Segredos de Josué e Calébe, parte 1 - Esforço 

Texto-chave: Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o SENHOR teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará. (Dt 31.6) 

Visão central: A Bíblia relata a história de dois grandes heróis da Fé: Josué e Calebe. O primeiro era da tribo de Efraim, fiel auxiliar de Moisés e depois da morte deste assumiu a liderança do povo de Israel e conquistou a Terra Prometida. O segundo era da tribo de Judá, foi um dos principais líderes de Israel (líder da tribo de Judá) e apesar de seus 85 anos, batalhou para conseguir a terra que lhe foi prometida. Um dos segredos destes homens era o Esforço, algo que, infelizmente, não tem sido cultivado hoje por nós membros de igrejas e os homens de Deus e muito menos os "homens de Deus" (quem tem ouvidos para ouvir, ouça). É necessário que aprendamos com estes heróis da Fé, a nos esforçar para propagação do Evangelho (Rm 15.20) e cultivar essa virtude em cada um de nós. Abandonar toda preguiça e acomodação, e nos esforçarmos em alcançar o Alvo, que é Cristo (Fp 3.14). 

Tudo começou em Números 13.1-16. Naquele período o povo estava em uma situação delicada, pois se você ler Números do capítulo 1 até o 12, verás que eles estavam vivendo em altos e baixos diante de Deus num período repleto de murmurações, revoltas, direções de Deus e milagres. 

Mas mesmo assim, Ele decidiu fazer com que o povo conquista-se a Terra de uma vez por todas. 

Deus se apresentou a Moisés e lhe ordenou que 12 homens (os líderes de cada Tribo) fossem por toda a Canaã e dessem um relatório completo ao povo acerca de como era a Terra que Deus lhes havia prometido. E sabe o que vemos nessa situação? Uma Missão! Deus havia comicionado por meio de Moisés aqueles 12 homens para uma Missão especial. Ah se eles soubessem que a maior coisa que um ser humano pode fazer é cumprir uma Missão a mando de Adonay! Diante da Missão, eles foram uma verdadeira decepção para Deus, porém se esforçaram! 

Se ponha no lugar deles... Doze homens de um povo nômade, andando por toda uma região (do tamanho de Sergipe) tendo que pesquisar povos, campos de semeadura, animais, frutos, terras, culturas... Em uma terra hostil permeada pelo pecado, pela idolatria, pelo engano, pela libertinagem e pelos perigos. Uma terra onde a morte era um mero detalhe. Foi um esforço hercúleo realmente. E infelizmente, apesar de tudo, 10 dos espias apostataram da Promessa, mas Calebe e Josué se mantiveram firmes regando seu esforço à muita esperança, fé e amor (1 Co 13.13). Guarde isso: Eles foram heróis na Fé porque seu Esforço foi regado à muita esperança, fé e amor. 

Se continuarmos a analisar a vida dos dois... Veremos que o esforço era sua marca registrada. Leia você mesmo a história em Números e no livro Josué. Ele (Josué) já idoso, liderou toda uma nação com pouca experiência militar e conquistou 7 nações cananeias. Calebe, já idoso também, teve que empreender sozinho com sua família uma batalha contra a cidade fortificada Hebrom, habitada pelos descendentes dos nefillins (nefillins-> gigantes ou poderosos, em hebraico)... Venceu e se tornou um dos homens mais admiráveis da história, tendo consigo uma vitória digna de uma epopeia (gênero literário que conta histórias fantásticas e maravilhosas por meio de poema como a Odisseia e Os Lusíadas)! Assim também em relação a Josué. 

Veja que o Esforço é um principio bíblico! Muitos (senão todos) aqueles chamados por Deus para uma Missão, tinham como uma das maiores virtudes o esforço com que serviam a Deus. Temos como exemplo, Moisés (Ex 3.1), assim como também Calebe (Js 14), Gideão (Jz 6.11), a mulher de Manoá (Jz 13.9), Pedro, André (Mc 1.16), João, Tiago (Mc 1.19), Mateus(Mt 9.9), Barnabé, Paulo (At 13.2) e muitos outros. A grande verdade é que é muitíssimo importante nos esforçarmos para cumprirmos a Missão dada por Deus a nós. Todas essas pessoas citadas, tiveram que enfrentar pessoas, demônios, adversidades, obstáculos... e o pior de tudo, tiveram que enfrentar a si mesmas (Ex 3.11, 4.1, 4.10, 4.14; Jz 6.12.5; 2 Sm 12.1-9; Jo 21.15-18; At 9.1-9). 

Enfim amados leitores... É necessário esforço! A Bíblia é o nosso grande caminho a seguir, e um de seus muitos ensinamentos é que para cumprirmos a vontade de Deus é necessário nos esforçarmos. É assustador como esse tipo de mensagem está anulada nos púlpitos. Ensinamos muito sobre prosperidade, libertação, cura interior (num ponto de vista extremista), maldições hereditárias a fim de superarmos os nossos desafios e cumprirmos o nosso chamado... Também adoramos aquelas frases que fazem comichões aos ouvidos, como "Sou mais que vencedor", "Deus tem o melhor para mim", "Sou filho do rei" (eu concordo, mas você sabe que elas são muito mal colocadas). Mas... Esquecemos de pregar o que Paulo ensinava: É necessário lutar pela fé, combater o bom combate! Lutar, combater... É tudo regado à esforço (I Ts 2.2; II Tm 4.7)! 

Assim como os espias tinham uma Missão, nós também temos! Porventura não somos todos partes fundamentais do corpo de Cristo, a Igreja (I Co 12.12-31)?! Contudo, o que tenho visto é pouco esforço da parte dos irmãos em honrar a Cristo na igreja. Muitos amigos meus do colégio, que se dizem cristãos são totalmente inertes em relação a Igreja (uma forma educada de dizer: não se esforçam para nada!), na igreja que congrego algumas vezes percebo o pouco esforço das pessoas em seus ministérios! Ouço muitas pessoas falarem e falarem como a Igreja está doente e que é necessário mudar (ex. Neuza Itioka) mas não vejo fazerem nada concreto para mudar a situação (ex. Neuza Itioka)! Falta esforço na hora de evangelizar, orar, ler a Bíblia, ofertar (sim, ofertar!) etc. 

Vejo tantas pessoas ímpias, esforçando-se ao máximo para entrar numa faculdade, conseguir um emprego melhor, mudar a História... Mas e a nossa juventude perante Deus? Tem se esforçado em que? E os nossos pastores acomodados em seus gabinetes? E os nossos apóstolos em seus jatinhos?! 

Convido você a receber essa mensagem do Espírito Santo em seu coração e a partir de amanhã (ou hoje, dependendo do horário) uma busca intensa para que Deus lhe ajude a se esforçar em Sua obra. Isso mudará a sua vida e deixará Deus muitíssimo contente! 

E bem, se você pensa que já está se esforçando o bastante... É sinal que você não está se esforçando! 

Não quero desanimar os irmãos. Mas é a verdade que o Espírito Santo ministrou em mim nesta manhã. O caminho que Deus tem para nós é maravilhoso e muito grandioso para que se possa expressar em palavras. Porém o Espírito Santo utiliza obstáculos, desafios e muitas vezes nos deixa chegar ao "Vale da Sobra da Morte" para forjar em nós pessoas melhores, filhos melhores, cristãos maduros!. A principal função do Espírito Santo - sendo Deus Todo-Poderoso -, é forjar em nós a imagem e semelhança do Mestre Jesus... Não distribuir dons espirituais como se fosse um distribuidor de senhas (claro, creio na manifestação dos dons atualmente)! Portanto amados, eu convido você a - juntos - buscarmos a face do SENHOR em arrependimento e pedirmos a ele que nos dê as condições necessárias para que o Esforço possa fazer parte de nosso estilo de vida. 

Afinal de contas, para ocorrer uma Segunda Reforma Protestante (nada menos radical poderá mudar a situação atual à nível mundial), onde esse evangelho barato (me perdoe...na verdade é caro demais para o meu gosto) seja aniquilado e renasça o evangelho do amor do arrependimento; será necessário esforça-mo-nos até a ultima gota de sangue! Antes de ficarmos criticando aqueles que tem borrado o evangelho de Cristo, temos que concertar a nós mesmos e procurarmos ser pessoas mais esforçadas em nossos ministérios. E eu creio irmãos piamente, que Jesus encontrará nesta Terra quando voltar, uma Igreja limpa e sem defeito pronta para se encontrar com o Senhor nos ares... Custe o que custar, literalmente. 


Sermão pregado em meados de 2010 numa reunião de célula, quando tinha cerca de 15 anos. Na época ainda pertencia ao movimento M12, contudo estava prestes a sair. Publicado inicialmente no antigo blog Pelas Escrituras.

Comentários

  1. que Deus continue te concedendo graça e sabedoria para nos ajudar a meditar mais e aprender qual é a vontade do PAI.que Deus te sbençõe!

    ResponderExcluir
  2. Arrogância velada... Chegou a citar nomes, aff! Concordo com muito do que foi dito, mas como foi dito eu não concordo... Arrogância velada, e o ar pessimista que permeia todo o texto, lamúrias e mais lamúrias... Deus tem feito muito através de homens e mulheres, muitas vezes anônimos. O avivamento tem chegado a muitos lugares através de pessoas dispostas a verdadeiramente buscar a face do Senhor. Estamos na última hora! Jesus está às portas! Não percamos tempo com lamentações fúteis... Vigiai e orai! E uma 2ª Reforma Protestante?? Estejamos ansiosos pela 2ª Vinda de Cristo...
    E a propósito, a Neuza Itioka trabalha sim, e muito, em favor da edificação do corpo de Cristo.
    Mas não se preocupe. Um dia, todos nós estaremos diante de Deus, e aí sim ele revelará o que é palha e feno, ou pedras preciosas. Isso não compete a nós. Só Deus conhece o coração. Quem somos nós para apontar o dedo a alguém? Olhemos a trava do nosso olho primeiro...
    Abraço em Cristo!

    ResponderExcluir
  3. Sr. Anônimo,

    Digo a você o que digo a todos.. a Constituição Federal define liberdade de expressão, mas veda o anonimato. Por que postar como anônimo se você pode ao menos assinar sua postagem?
    Presumo algumas coisas acerca de sua postagem e a primeira é que você é neopentecostal. Aquilo que você chama incoerentemente de lamúrias podem ser devidamente demonstradas pela análise do texto escriturístico.
    Não me lembro de o Fabio Farias haver negado que Deus tem feito muito por meio de homens e mulhere s anônimos. Onde foi dito isto? Não percamos tempo com lamentações fúteis? diga isto para o profeta Jeremias ou para o salmista Davi quando este afirmou que era o momento de pendurar as harpas e cessar os cantos.
    A 2ª vinda sem uma segunda Reforma é a tentativa de defender a salvação de uma igreja teologicamente fraca, imatura e que não conhece o Deus que alega servir.
    Neuza Itioka trabalha em favor da edificação do Corpo de Cristo? ensinando outro evangelho? espero que tenha sido uma piada sua postagem.
    "Ele revelará o que é palha e feno" - Sim, de fato ele o fará. Mas também é fato que as Escrituras afirmam que os cristãos julgarão o mundo e até os anjos e não julgaríamos aqueles que estão dentro de nossos arraiais?

    Tente ler as Escrituras tal como ela é, não como os neopentecostais tem dito, pois uma análise de cada um dos seus dizeres revelam imaturidade espiritual.

    Renan A. Moreira

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de sua forma como incentiva a igreja a ser renovada estava,realmente estamos precisando nos aprofundar mas na palavra do Senhor¨O meu povo peca por falta de conhecimento¨e é esse conhecimento que devemos buscar para haver essa reforma antes dentro de nos mesmos,para verdadeiramente sermos novas criaturas.

    ResponderExcluir
  5. Que DEUS te abençoe, que essas palavras não venham ser em vão, que as pessoas venham ser obedientes a palavra de DEUS, e que você continue firme nessa caminhada, que DEUS venha ser sobre a sua vida tremendamente, que ele faça uma grande obra em sua vida!
    Que venhamos nos fortificar cada vez mas em Cristo, para que não venhamos sair desse caminho maravilhoso.
    Que a paz e a graça do Meu Cristo Jesus esteja com vocês!

    ResponderExcluir
  6. Que Deus continue te abençoando e usando
    Uma Benção esse estudo, muito edificante
    Paz do Senhor Jesus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

As mulheres nas Assembleias religiosas: Do uso do véu.

[Livro] Sob os céus da Escócia

Uma Visão para o Mundo Hispânico