Como passar o dia com Deus


Preâmbulo à edição em português: Traduzi¹ o presente texto enquanto acompanhava a Conferência Fiel 2012. A princípio não tinha nenhuma intenção em traduzir algo que tivesse a ver com a Conferência, mas o fato é que este texto reflete muito do clamor e das palavras que foram proferidas nela. Creio que todos que acompanharam a conferência tiveram a convicção de que o que nos falta é uma vida piedosa, onde a oração constante e a meditação na Palavra sejam não apenas uma das tarefas do dia, mas sim o combustível das nossas vidas.

Tendo posto isso, deixo os irmãos com o texto de Richard Baxter, onde o mesmo dá diretrizes extremamente práticas acerca de como viver uma vida santa. Com certeza trata-se de um ótimo ponto de partida para aqueles que desejam abraçar uma prática devocional mais intensa, como proposto na Conferência. Nesse texto fica exposto de uma forma muito contundente a praticidade das pregações puritanas e o seu modo de vida.

Como passar o dia com Deus
 por Richard Baxter

Uma vida santa é propensa a tornar-se mais fácil quando sabemos a sequência e método de nossas responsabilidades - com todas as coisas acomodando-se em seu devido lugar. Portanto, lhes darei algumas breves diretrizes para passar o dia de um modo santo.

O Dormir

Define apropriadamente o tempo de teu sono de maneira que não desperdices tuas preciosas horas da manhã de forma lenta e pesarosa em tua cama. Que o tempo de teu sono corresponda com tua saúde e trabalho, e não com o prazer ocioso.

Primeiros Pensamentos

Faça com que Deus tenha teus primeiros pensamentos ao despertar-te; levantai vossos corações a Ele de modo reverente e com ações de graças pelo descanso desfrutado na noite anterior e entregai a vós mesmos à Ele pelo dia que se seguirá.

Familiariza-te de maneira tão consistente com isto que tua consciência possa inspecionar-te quando os pensamentos vulgares vierem primeiramente. Pense na misericórdia do descanso de uma noite, de quantos tem passado essa noite no Inferno; quantos em prisão, quantos em alojamentos frios e duros; quantos sofrendo de dores e enfermidades agonizantes, cansados de seus leitos e de suas vidas.

Pense em quantas almas foram chamadas de seus corpos essa noite para aparecer aterrorizadas ante Deus e, pense em quão rapidamente passam os dias e as noites! Com quanta rapidez se foi tua noite passada e virá teu dia de manhã! Ponha atenção naquilo que falta a tua alma em preparação para tal tempo e busca-o sem demora.

Oração

Que a oração que fazes só (ou com teu cônjuge) tome lugar antes da oração coletiva da família. Se for possível, que seja antes de qualquer atividade do dia.

Adoração em Família

Que a adoração em família se realize de modo consistente quando for mais provável que a família estará livre de interrupções.

Objetivo Final

Lembra-te de teu objetivo final, e quando te dispores para teu dia de trabalho, ou empreenderes qualquer atividade no mundo, que a SANTIDADE AO SENHOR esteja escrita em vossos corações em tudo que fizerem.

Não faças nenhuma atividade sobre a qual não possas dar direitos a Deus, e não possas dizer que verdadeiramente Ele o estabeleceu nela, e não faças nada no mundo com nenhum outro objetivo final que não seja agradar, glorificar e desfrutar dEle. "Fazei tudo para glória de Deus" - 1 Coríntios 10:31.

Diligência em Vossa Vocação

Dedica-te as tarefas da tua vocação de maneira cuidadosa e diligente. Desta forma:

(a) Mostrareis que não sois preguiçosos nem servos de vossa carne (como aqueles que não podem negá-la com facilidade), e assim promoverás a morte de todos os desejos e paixões carnais que são alimentados pela facilidade e a ociocidade.

(b)Manterás afastados os pensamentos ociosos de tua mente, que surgem nas mentes das pessoas frívolas.

(c)Não perderás tempo precioso, algo do qual as pessoas frívolas são culpaveis diariamente.

(d) Estarás no caminho da obediência a Deus enquanto os preguiçosos se encontram em constantes pecados de omissão.

(e) Podes ter mais tempo para passa-lo em deveres santos se te dedicas a tua ocupação de maneira diligente. As pessoas frívolas não tem tempo para a oração e a leitura porque perdem tempo vagando em seu trabalho.

(f) Podes esperar a benção de Deus e sua provisão confortável tanto para ti como para tua família.

(f) Isto também pode estimular a saúde de teu corpo o qual incrementará sua competência para o serviço de vossa alma.

As Tentações das Coisas que Corrompem 

Mantenha-te totalmente consciente de tuas tentações e das coisas que podem corromper-te - e vigiarás durante todo o dia. Deves vigiar, de modo especial, as coisas mais perigosas que corrompem, e aquelas tentações que tua companhia ou negócio inevitavelmente porão diante de ti.

Vigia os pecados dominantes da incredulidade: a hipocrisia, o egoísmo, o orgulho, a complacência da carne e o amor excessivo pelas coisas terrenas. Cuida-te para que não sejas arrastado à mentalidade mundana e as preocupações excessivas, ou por planos ambiciosos para sobressair no mundo, sob o pretexto de ser diligente em tua vocação.

Se vais fazer tratos ou negociar com outros, sê vigilante contra o egoísmo e tudo que cheira a injustiça ou falta de caridade. Em todos teus tratos com outros, mantenha-te vigilante contra a tentação das conversas vazias e frívolas.Vigia também aquelas pessoas que lhe tentarão a ira. Mantém a modéstia e a limpeza da linguagem que requerem as leis da pureza. Se conversas com aduladores, mantenha-te em guarda contra o orgulho deliberado.

Se conversas com aqueles que te depreciam e magoam, fortalece-te contra o orgulho vingativo e impaciente.

O princípio destas coisas serão muitos difíceis, pois o pecado tem alguma força em ti, porém uma vez que tenhas alcançado uma consciência contínua do venenoso perigo de qualquer destes pecados, teu coração os evitará facilmente e de boa vontade.

Meditação

Quando te encontrares só em tuas ocupações, melhore o tempo com meditações práticas e benéficas. Medita na bondade e nas perfeições infinitas de Deus; em Cristo e na redenção; no Céu e no quanto indigno eres de ir para lá e como mereces a miséria eterna no Inferno.

O Único Motivo

Qualquer coisa que fizeres, acompanhado ou só, fazei tudo para a glória de Deus (1 Corintios 10:31). De outra forma, é algo inaceitável para Deus.

Redimindo o Tempo

Atribua um grande valor a teu tempo, sê mais cuidadoso de não perdê-lo como o eres de não perder teu dinheiro. Não desejes que as recreações sem valor, a televisão², a conversa frívola, a companhia pouco proveitosa, ou o sono, te roubem teu precioso tempo.

Sê mais cuidadoso em escapar dessa pessoa, ação ou curso de vida que te roubaria o tempo assim como serias em escapar de ladrões e assaltantes.

Assegura-te que não estejas meramente ocupado, mas sim que estejas usado teu tempo de maneira mais proveitosa que possas e não prefiras um caminho menos proveitoso ante um maior proveito.

O Comer e Beber

Coma e beba com moderação e gratidão pela saúde, não por prazer sem proveito. Nunca satisfaças teu apetite com comida ou bebida quando for propensa a prejudicar tua saúde.

Recorda o pecado de Sodoma: "Eis que esta foi a iniquidade de Somoda, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado." (Ezequiel 16.49).

O Apóstolo Paulo chorava quando mencionava aqueles "inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas" - Filipenses 3.18-19. Porque se vives conforme a carne, morrereis. (Romanos 8.13).

Pecados Predominantes

Se alguma tentação prevalece contra ti e cais em qualquer pecado além das falhas habituais, lamentá-o imediatamente e confessá-o a Deus; arrepende-te rapidamente qualquer que seja o custo. Certamente que te custará mais se continuares no pecado e permaneceres sem arrepender-te.

Não trates de maneira trivial tuas falhas habituais, outrossim confessa-ás e luta contra elas diariamente, tendo cuidado de não agravá-las pela falta de arrependimento e pelo desprezo.

Relacionamentos 

Lembra-te a cada dia das obrigações especiais dos vários relacionamentos: seja como esposos, esposas, filhos, chefes, servos, pastores, magistrados, súditos.

Lembre-se que toda relação tem sua responsabilidade especial e seu modo de trazer o bem. Deus requer tua fidelidade neste assunto tanto quanto em qualquer outro dever.

Encerrando o dia

Antes de voltar a dormir, é sábio e necessário revisar as ações e bençãos do dia que está terminando, para que estejas agradecidos por todas as misericórdias especiais, e humildes por todos teus pecados.

Isto é necessário para que possas renovar teu arrependimento tanto quanto vossa resolução de obedecer, e para que possais examinar a vós mesmos para ver se vossa alma se fez melhor ou pior, se o pecado tem barrado a graça tem subido e se estar melhor preparados para o sofrimento, a morte e a eternidade.

Que estas diretrizes possam gravar-se em tua mente e que se tornem a prática diária de tua vida.

Se te agarrares com sinceridade a elas, te conduzirão a santidade, à frutificação e a quietude de tua vida e te acrescentarão uma morte confortável e pacífica.


1 - Traduzido do espanhol (e compatibilizado coma  versão inglesa) por Fabio Farias, Associação Reformada Palavra de Restauração.


2 - O presente texto teve algumas partes adaptadas à modernidade por Matthew Vogan, segundo www.puritansermons.com. Procurei a versão original, porém essa versão adaptada é a que se encontra disponível nos principais sites de lingua inglesa. Se alguém encontrar a versão original, favor avisar.

* Todas as citações bíblicas foram tiradas da Edição Corrigida e Revisada, fiel ao Texto Original (ACF).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As mulheres nas Assembleias religiosas: Do uso do véu.

[Livro] Sob os céus da Escócia

Uma Visão para o Mundo Hispânico