Desabafo de um Presbítero


Desabafo de um Presbítero

Ø  Relato de um amigo, Presbítero da IPB, sobre sua vida ministerial.

Em dezembro, concluo o meu primeiro mandato como presbítero regente. Nestes cinco anos, pude descobrir e em alguns casos apenas confirmar várias coisas:
1) A urgentíssima necessidade de homens de que padece a Igreja. Grande parte dos líderes da igreja são a) moleques; b) afeminados; c) omissos; d) uma pérfida mistura das opções anteriores;
2) A Igreja simplesmente é governada pelos presbíteros docentes (pastores ou ministros). A omissão do presbiterato regente é gritante. Participo ativamente do meu presbitério e do meu sínodo e sou - pasmem! - o único presbítero regente a se pronunciar sobre questões importantes para a vida conciliar ou das igrejas jurisdicionadas. O restante dos presbíteros (geralmente alheios a tudo o que acontece em um plenário devido ao total despreparo) se limitam a acompanhar o voto de pastores conhecidos.
3) A igreja está envolta em politicagem. Percebo isso desde o meu presbitério até ao Supremo Concílio da IPB. Acordos para revezamento de presidência, acordos em comissões de indicação para cargos, acordos para a não prestação de algumas informações que colocariam alguns em maus lençóis, etc.
4) Um crescimento do interesse de muitos jovens pela boa teologia e pelos padrões reformados. Isso ocorre na minha cidade e em algumas cidades próximas. São livros que circulam e encontros e palestras realizados. Espero em Deus que isso frutifique e que não seja mero intelectualismo “igrejeiro” estéril.
5) Um desejo ardente de dar a minha modesta contribuição a esta geração. Espero estudar mais a Palavra de Deus e vivê-la; espero influenciar positivamente, no que puder, àqueles que estão em contato direto comigo; espero ajudar na formação de presbíteros e diáconos que façam valer o ofício recebido por Deus e pela imposição das mãos dos oficiais; espero ajudar, por pouco que seja, com as minhas fracas e débeis mãos, a expansão do Reino de Cristo aqui na terra.

Que Deus me ajude.
Share on Google Plus

About Atila

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

1 comentários:

  1. Muito bom o seu blog, estive a percorre-lo li alguma coisa, porque espero voltar mais algumas vezes,
    deu para perceber a sua dedicação em partilhar o seu saber.
    Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante.
    E se gostar e desejar comente.
    Como já estamos perto do Natal, desejo-lhe um Natal Feliz e cheio de paz e saúde.
    Que Deus vos abençõe e guarde.
    António.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!