Os Segredos de Josué e Calebe - Fé

Fabio Farias

Texto-chave 1: Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. (Nm 14.8 - ACF).

Texto-chave 2: Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (Hb 11.6 - ACF).

Visão Central: São momentos dificeis para a Igreja de Cristo na Terra, momentos de apostasia e de heresias sem fim. É necessário que nesses momentos possamos procurar na Bíblia uma postura espíritual para sobrevivermos a este período! Fé... É necessário Fé! Uma mensagem que foi totalmente deturpada em nossos púlpitos e que precisa ser restaurada.

Voltando a ativa aqui no blog, convido você a refletir sobre o segundo segredo de Josué e de Calébe: Eles tiveram plena fé em Deus. Leia Nm 14.6-9, verás que ao contrário dos outros 10 espias eles tiveram fé, e sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). Todos se Esforçaram, mas falharam e permear isso com Fé . É nisso que Josué e Calebe se diferenciaram dos outros. É a Fé bíblica que diferencia os homens de Deus (Paulo, Martinho Lutero, Dr. Halley...) dos "homens de Deus" ( Estevam Hernandes, René e sua "trupe"...).

Josué e Calebe tinham a consciência de que apesar de se esforçarem, a Vitória ou a Derrota estão totalmente nas mãos de Deus. O Esforço é necessário, porque Deus como Pai Perfeito quer que nos esforçemos e por meio disto nos tornemos cristãos mais maduros. É apenas uma questão de cultivar virtudes. Pois como disse na ultima postagem, a grande Obra do Espírito Santo na nossa vida é promover o Fruto de Seu Santo Espírito em nós (Gl 5.22) e não ministrar a Unção dos Quatro Seres ou trazer prosperidade a empresas evangélicas de Sex Shop (duvida que existe... de uma "googleada" e verás) ou ainda ministrar A Unção da Riqueza trazendo a tona seu Ultimo Dia de Pobre (Ap. [Patriarca?] René Terra Nova, no 4a Congresso Estadual da Visão Celular no Modelo dos 12/RJ).

Josué e Calebe sabiam que venceriam se agradassem a Ele! Isso é possível pela Fé em Deus.

E o que é ter Fé? Antes é necessário alertar que, a partir da década de 80 o conceito de Fé foi deformado nos pulpitos. Desde então passou-se a pregar no pulpito sobre Fé como se fosse uma atitude mental de confiança, um pensamento positivo no estilo "eu creio que me darás um carro, eu creio que me darás um carro, eu creio que me darás um carro... socorro, ai meu Deus tem misericórdia de mim, eu creioooo!!!". Como se a fé fosse simples "confiar em Deus". Isso aconteceu principalmente depois de o Bispo Macedo começar a pregar sua maravilhosa "Fé Inteligente" que nada mais é do que misturar loucamente coisas espirituais com atitudes mentais de auto-ajuda. Fé passou a ser "confiança de que Deus fará a Obra". Conversa fiada.

Colocado isso em consideração, posso afirmar que ter Fé nada mais é do que crer na Soberania de Deus sobre as situações da vida. É compreender que cada detalhe de sua existência estão nas mãos de Deus. É ter Deus como Centro de sua vida. Lembre-se da liderança de Josué sobre o povo de Israel. Cada guerra que ele travava, cada cidade que ele citiava, cada movimento, cada decisão, cada vitória, cada derrota... Tudo era direcionado pelo próprio SENHOR, Deus Pai. Isso que é ter Fé em Deus. A grande proeza da vida de Calebe, a tomada de Hebrom, não foi um sonho pessoal ou algo que nasceu dele mesmo; foi uma promessa dada por Deus e foi Ele quem o abençoou com a vitória. Isso é ter Fé. O autor da carta aos Hebreus cita grandes homens do AT, e todos eles tiveram toda sua vida permeada pelo mover de Deus em suas vidas. Eles simplesmente seguiam a Deus, nada mais, nada menos. Isso é ter Fé.

A partir do momento que se tem Fé, passamos a perceber o que não se vê (Deus, Seu Amor, Seu Perdão, Seu Reino, Sua presença sobrenatural, Seus carinho, Seus Anjos, Seus dons espírituais manifestados em nós...) e trazemos a existência o que não existe (Uma vida santa, um caráter reto, arrependimento, um coração segundo o coração de Deus, um futuro após a morte...). Hb 11.1

Você amado... Tem Fé? O que você tem ai dentro é realmente Fé? Reserve um momento do seu dia, se desligue dessas coisas que te preocupam tanto e em oração a Deus, reflita nisso. Peça a Deus para que você possa verdadeiramente, ser um homem de Fé. Fé de verdade.

Ter Fé é ter Deus como Centro de sua vida. Você tem a Fé necessária para exercer o que você tem exercído na Igreja? Deus é o Centro da sua vida como você acha que Ele merece?Precisa de mais Fé?

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. " (Rm 10.17 - ACF)

Sermão pregado em meados de 2010 numa reunião de célula, quando tinha cerca de 15 anos. Na época ainda pertencia ao movimento M12, contudo estava prestes a sair. Publicado inicialmente no antigo blog Pelas Escrituras.

Comentários

  1. mta paz de jesus irmão..
    ja estou seguindo vc no blog, parabens pelo blog! espero tua visita. um abraço

    Diego Batista
    http://conversandocomiave.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

As mulheres nas Assembleias religiosas: Do uso do véu.

[Livro] Sob os céus da Escócia

Uma Visão para o Mundo Hispânico